Ebede-Meleque
Quem foi Ebede-Meleque, o etíope que salvou Jeremias?
Ficha do personagem
c. 588-586 a.C., Jerusalém
Aparece em
Resposta curta
Ebede-Meleque foi um cuxita que servia na casa do rei Zedequias durante o cerco de Jerusalém pelos babilônios (c. 588-586 a.C.). Quando os oficiais jogaram Jeremias numa cisterna lamacenta para que morresse, Ebede-Meleque foi ao rei, que estava sentado na Porta de Benjamim, e protestou que aquilo era um mal. Zedequias autorizou o resgate, e ele mesmo supervisionou: com trapos e panos velhos sob as axilas do profeta, puxou-o com cordas. O texto o chama de eunuco, termo hebraico que pode designar também um oficial. Em , o Senhor lhe promete livramento no dia da queda da cidade, porque ele confiou.
Onde ele aparece
Como isso aponta para Jesus
Ligação indiretaEbede-Meleque não é figura de Cristo, e o texto não o apresenta assim. O que o relato antecipa de forma indireta é um tema que o Novo Testamento desenvolve: a inclusão de estrangeiros e eunucos entre o povo de Deus, prometida em . Em , um oficial cuxita, eunuco, responsável pelo tesouro da rainha de Cuxe, lê Isaías e é batizado por Filipe. Não se trata da mesma pessoa, e as narrativas são independentes, mas as duas apresentam um estrangeiro em função de corte cuja fé é reconhecida.
Respaldo no Novo Testamento:
Em palavras simples
Ebede-Meleque era um homem de Cuxe, região ao sul do Egito, que trabalhava no palácio do rei Zedequias. Quando os oficiais jogaram o profeta Jeremias numa cisterna com lama para que morresse, ele foi falar com o rei e conseguiu permissão para tirá-lo de lá. Ele mesmo cuidou do resgate, com cordas e trapos para proteger o profeta. Depois, Deus prometeu a Ebede-Meleque que o livraria no dia em que Jerusalém caísse, porque ele havia confiado no Senhor.
O mundo dele
A história acontece em Jerusalém, durante o último cerco, quando Nabucodonosor sitiava a cidade (c. 588-586 a.C.). O rei era Zedequias, último rei de Judá, descrito em Jeremias como hesitante e sujeito à pressão de seus oficiais. A fome no cerco era real, como Ebede-Meleque diz ao rei (38:9), e o próprio Jeremias acabou no pátio da guarda, onde recebia pão da rua dos padeiros enquanto houvesse pão na cidade (37:21). Jeremias dizia à população que se rendesse aos babilônios para salvar a vida (), e os oficiais entenderam isso como enfraquecimento do ânimo dos soldados e pediram sua morte (38:4).
Ebede-Meleque é chamado de "cuxita", palavra que as traduções antigas e algumas modernas verteram como "etíope". Cuxe designa a região ao sul do Egito, na Núbia, no que hoje corresponde ao sul do Egito e ao Sudão; não é a mesma coisa que a Etiópia moderna. Os cuxitas eram conhecidos em Israel desde o tempo em que reis de Cuxe governaram o Egito, no século VIII e início do VII a.C., e usa a pele do cuxita como imagem.
O texto o apresenta como "eunuco" na casa do rei (38:7). O termo hebraico, saris, nem sempre significa um homem castrado: em outros textos designa simplesmente um oficial da corte, e em é usado para Potifar, que era casado. Por isso o termo pode indicar uma função, e não necessariamente uma condição física. O nome Ebede-Meleque significa "servo do rei" e pode ser tanto um nome pessoal quanto um título, e o texto não esclarece.
O texto é silencioso sobre como um cuxita chegou ao serviço do rei de Judá. Não é incomum, em cortes do Oriente Próximo, encontrar estrangeiros em funções de confiança, e esse é um aspecto do relato que importa: a cidade que condena seu profeta é socorrida por um estrangeiro de posição social modesta.
A história
O relato começa com Jeremias lançado na cisterna de Malquias, filho do rei. A cisterna não tinha água, mas lama, e Jeremias afundou nela (). Os oficiais Sefatias, Gedalias, Jucal e Pasur o tinham acusado (38:1), e o rei, fraco, havia dito que Jeremias estava nas mãos deles, pois nada podia contra eles (38:5).
Ebede-Meleque ouve que Jeremias foi posto na cisterna e vai ao rei, que estava na Porta de Benjamim. Ele fala com franqueza: os homens "agiram mal" em tudo o que fizeram, e Jeremias morrerá de fome onde está, pois já não há pão na cidade (38:9). O rei lhe ordena que leve consigo trinta homens e tire o profeta antes que morra. O número é estranhado por alguns comentaristas, que propõem "três", mais plausível para uma operação rápida, mas o texto hebraico traz "trinta".
Ebede-Meleque então entra na casa do rei, num depósito sob a tesouraria, pega trapos e panos usados, e os desce com cordas a Jeremias, orientando-o a pôr os trapos sob as axilas, por baixo das cordas, para não se ferir (38:11-12). Puxaram-no para fora, e Jeremias ficou no pátio da guarda (38:13). A cena evidencia um cuidado concreto, pouco heroico, mas eficaz. Há um contraste deliberado no relato: os príncipes de Judá, que deviam proteger o profeta, o jogam num buraco; o rei, que poderia salvá-lo, hesita; e um estrangeiro de posição modesta é quem age. O texto não faz comentário moral sobre isso e deixa a sequência dos fatos falar. O detalhe dos trapos sob as axilas mostra que o resgate dependia de atenção ao que podia ferir o profeta.
A segunda cena está em . O capítulo narra a queda de Jerusalém, mas o versículo 15 recua no tempo e diz que a palavra do Senhor veio a Jeremias quando ainda estava preso no pátio da guarda. Ela promete a Ebede-Meleque que, no dia em que as palavras do Senhor contra a cidade se cumprirem, ele será livrado e não entregue aos homens a quem teme. A razão é dada com clareza: "porque confiaste em mim, diz o Senhor" (39:18), e a vida lhe será por despojo.
O texto não conta o que aconteceu depois. Não diz se Ebede-Meleque sobreviveu à queda da cidade, nem se foi para o Egito, para a Babilônia ou ficou em Judá. A promessa é apresentada como garantia do Senhor, mas a narrativa não registra seu cumprimento, e quem a lê depende da confiança no que é prometido.
O que costumam dizer errado3
Dizem que:Ebede-Meleque era da Etiópia atual.
O hebraico diz "cuxita" (), isto é, da região de Cuxe, ao sul do Egito, na Núbia. As versões antigas e muitas traduções vertem como "etíope" porque esse era o nome greco-romano para os povos de pele escura ao sul do Egito, mas Cuxe não corresponde ao território da Etiópia moderna.
Dizem que:O termo eunuco prova que Ebede-Meleque era castrado.
A palavra hebraica saris pode indicar um oficial da corte, e é aplicada a Potifar, que era casado (; 39:1). Por isso o termo não prova, sozinho, uma condição física. O texto não esclarece, e a tradução "eunuco" ou "oficial" depende da interpretação do tradutor.
Dizem que:A Bíblia narra a salvação de Ebede-Meleque em Jerusalém e sua vida depois.
registra apenas a promessa do Senhor. O relato da queda da cidade (39:1-14) não menciona Ebede-Meleque pelo nome, e o texto é silencioso sobre seu destino posterior.
Como diferentes tradições cristãs leem3
Cristãos comprometidos com a Bíblia divergem aqui. As leituras abaixo estão descritas como seus próprios defensores as descreveriam — este site não escolhe por você.
Reformada e evangélica
Enfatiza a fé e a coragem de um estrangeiro que enfrenta a autoridade em defesa de um inocente, e a promessa de como demonstração de que o Senhor recompensa a confiança. O contraste com os oficiais de Judá é lido como crítica à infidelidade do povo da aliança.
Rabínica
Em tradições judaicas posteriores, Ebede-Meleque recebeu honra especial: algumas listas, como a do tratado Derekh Eretz Zutá, o contam entre os poucos que teriam entrado vivos no paraíso. Trata-se de elaboração tardia, sem apoio direto no texto de Jeremias.
Leituras africanas e afro-americanas
Destacam Ebede-Meleque como um africano que age com justiça dentro do relato bíblico, apresentado com respeito pelo texto. Muitas pregações e estudos dessas tradições o usam como exemplo da presença de pessoas africanas na história de Israel, com atenção ao cuidado de não identificar Cuxe com a Etiópia moderna.
O que fazer com isso
Ebede-Meleque agiu sem ter poder para decidir: usou o acesso que tinha ao rei, falou com clareza e cuidou dos detalhes práticos do resgate. O texto não o louva por discursos, mas pelo que fez e pela confiança que o Senhor reconhece. A promessa de não elimina o risco, apenas afirma que ele será guardado. A história mostra que uma pessoa sem influência pode fazer diferença quando decide agir em favor de um inocente.
Passagens relacionadas8
Fontes consultadas3
- Jack R. Lundbom. Jeremiah 37–52 (Anchor Bible 21C), 2004.
- William L. Holladay. Jeremiah 2: A Commentary on the Book of the Prophet Jeremiah, Chapters 26–52 (Hermeneia), 1989.
- João Calvino. Praelectiones in librum prophetiarum Jeremiae et Lamentationes, 1563.
Obras em domínio público. A bibliografia completa e o método estão em Fontes e bibliografia.
Perguntas frequentes
Quem era Ebede-Meleque?
Um cuxita da casa do rei Zedequias, chamado de eunuco ou oficial, que interveio para tirar Jeremias da cisterna (). Seu nome significa "servo do rei".
Cuxita é o mesmo que etíope?
Nas versões antigas, sim, a palavra grega para "etíope" traduz Cuxe. Mas Cuxe era a região ao sul do Egito, na Núbia, e não coincide com a Etiópia moderna.
O que Deus prometeu a Ebede-Meleque?
Que o livraria no dia em que a cidade fosse tomada, que não seria entregue nas mãos dos homens a quem temia e que sua vida lhe seria por despojo, porque ele confiou no Senhor ().
Ebede-Meleque aparece de novo na Bíblia?
Não. Depois de –39, ele não é mencionado. O texto não relata se sobreviveu à queda de Jerusalém.